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Famílias de Ipiranga do Sul recebem apoio durante a pandemia

03/04/2021

Equipe técnica do Cras visita os assistidos no município.

 

Neste tempo importante em que se celebra o espírito pascal, a equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social, Cras, de Ipiranga do Sul, realizou visita às famílias que são atendidas no município com o propósito de verificar como estão as pessoas, entregar atividades e um mimo de Páscoa.

Ao manifestar a importância desta ação, a coordenadora do Cras, pedagoga Vanderlei Zem Pasqualotto, enfatizou que o objetivo principal é atender a todas as famílias inseridas no cadastro único e os grupos: de 3ª idade, de Pessoas com Deficiência, PCDs, e de gestantes. “Mesmo com a pandemia o Cras se manteve aberto seguindo todas as normas de segurança e continuou atendendo a todos. Há mais de um ano os grupos não vem mais até ao centro, mas levamos os temas e atividades até eles ou então, pelos grupos de whatsapp, é feito o teleatendimento”, ressaltou.

Sobre a importância do contato da equipe técnica com as famílias atendidas a pedagoga relata: “Fazemos questão de que a equipe técnica, assistente social, psicóloga e pedagoga, faça a entrega das atividades para verificar como estão as pessoas, escutar um pouco dos anseios e as dificuldades que eles têm. Estamos preparando agora uma cartilha com atividades bimestrais, para que possam ficar ocupados neste tempo, mas fazemos questão de sempre ir junto para verificar a situação das famílias”, afirma. Ainda, entende que para alguns casos é fundamental o encontro presencial e com isso estão estudando alternativas para os atendimentos individuais.

Para a assistente social Janaina Sabadini, embora com as dificuldades da pandemia, é grande o esforço da equipe em manter o contato, o atendimento, e em enviar os trabalhos a todas as famílias assistidas. Coloca o centro de referência a disposição de toda a comunidade sendo que a equipe atua de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas pela manhã e à tarde das 13 às 17 horas.

A psicóloga Daiane Chechi comenta sobre a necessidade de manter o pensamento em outros assuntos, não somente à pandemia. A mudança de rotina e o distanciamento social geram sentimentos negativos e para isso é preciso se reorganizar com uma boa alimentação, realização de exercícios físicos e manter-se ocupado. Os casos de crises mais graves necessitam buscar a ajuda profissional. “Toda crise nos traz a oportunidade de melhorarmos, voltar-nos para dentro de nós e ver o que podemos fazer de diferente”, observa.

 

Política de assistência social em tempos de pandemia

Com o avanço do Coronavírus, várias situações precisaram ser readequadas de acordo com as portarias e decretos da União que foram aprovadas para este período e que exigiram adaptação e o aprimoramento da assistência social. Para a assistente social Cristiane Dalla Rosa vários fatores são importantes neste contexto, entre eles o que destaca o serviço como essencial e que deve permanecer em funcionamento, de acordo com os protocolos de proteção do Ministério da Saúde. “A partir da Portaria MC n° 337/2020, do Diário Oficial da União, que dispõe acerca das medidas para o enfrentamento de saúde pública decorrente do coronavírus no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas), todas as orientações exigiram empenho tanto dos gestores quanto dos trabalhadores do Suas para realizar ações de prevenção e evitar o agravamento das situações de vulnerabilidade pela população. Ela exige que a oferta de serviços programas e benefícios sócio assistenciais devem ser garantidos a todos os que precisarem”, observa.

Para se adequar às novas exigências a equipe técnica do Cras precisou adaptar os atendimentos. “Isso exigiu que todos os serviços fossem agendados e realizados em sistema remoto não impedindo o acompanhamento do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Apenas os encontros presenciais tiveram que ser suspensos”, comenta Cristiane. Neste contexto também, a Portaria MC n° 54/2020 do Diário Oficial da União, estabeleceu a necessidade de medidas e condições que garantam a segurança e a saúde dos usuários e profissionais do Suas.

 A esperança é de que, em pouco tempo, com a vacinação em andamento, a situação da pandemia se normalize e a vida possa voltar ao normal. O Cras está à disposição para o atendimento de quem necessitar, o contato é pelo telefone 3336 1100.

Redação e fotos: Fonte Agência de Jornalismo