Ipiranga do Sul conta com academia de ginástica para reabilitação

11/06/2021

A união de empresários e a municipalidade de Ipiranga do Sul vai proporcionar um novo espaço para o desenvolvimento de atividades físicas. Instalada junto ao Ginásio de Esportes, a academia de ginástica para reabilitação passa a atender nos próximos dias pessoas do grupo da terceira idade e pacientes pós-Covid.

A Academia Cerineu Esportes que já é conveniada com o município, neste caso em específico, vai oferecer gratuitamente à municipalidade os equipamentos importados dos Estado Unidos e que foram repassados ao empresário Cerineu pelo senhor Aldo Diligente, aposentado sanitarista de Erechim.

Em visita a Ipiranga do Sul, Aldo Diligente fez apenas um pedido: que façam um bom uso da academia. Ele também repassou as orientações para o manuseio dos equipamentos. Cerineu disse que o objetivo principal é atender os integrantes da terceira idade e que em virtude da pandemia serão criados grupos de pacientes pós-Covid que poderão utilizar o espaço.

O prefeito Marco Antonio Sana agradeceu a iniciaitva do professor Cerineu e ao sanitarista Aldo Diligente por esta ação tão importante, principalmente, para a recuperação das pessoas que necesitam após terem contraído a Covid-19.

Para o fisioterapeuta do Centro de Especialidades da UBS de Ipiranga do Sul, Daniel Ragievicz, a academia será fundamental para a reabilitação dos pacientes pós-Covid, já que a demanda dos atendimentos aumentou muito em função de problemas pulmonares, cardiorrespiratórios, de resistência física e de perda da força.

O encaminhamento dos pacientes é realizado pelos médicos, após a alta hospitalar, para ser feita a reabilitação junto ao Centro de Especialidades e, a partir disso, os profissionais da fisioterapia realizarão o tratamento junto à academia.

Na próxima semana serão organizados os grupos de pacientes pós-Covid a serem atendidos. Entre as atividades propostas na academia de reabilitação serão desenvolvidos exercícios aeróbicos e metabólicos que trarão diversos benefícios à saúde.

Os profissionais também orientam a população em geral para se manter ativa praticando atividades físicas. “É importante a prática esportiva, o cuidado com a saúde física e mental especialmente neste momento de enfrentamento à pandemia”, disse o fisioterapeuta.

Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Saúde de Ipiranga do Sul.