Previsão do Tempo

Hoje

Resultados do Projeto Soja 100+ de Ipiranga do Sul são apresentados pela Emater

30/07/2021

Dentro da programação do Fórum Norte Gaúcho da Soja, na sexta-feira (23), aconteceu a entrega da premiação do concurso de produtividade no Sindicato Rural de Getúlio Vargas. Na oportunidade o chefe do escritório da Emater-Ascar de Ipiranga do Sul, engenheiro agrônomo Bruno Utermoehl, apresentou os resultados do Projeto Soja 100+ desenvolvido no município.
O objetivo do projeto é alcançar a alta produtividade em soja, tendo uma lavoura como referência aos produtores de Ipiranga do Sul e da região. O projeto foi implementado no município, na propriedade de Celso Beledelli, em 7 hectares de área, e tem o intuito de propiciar a geração de mais renda aos produtores. Iniciado na safra de 2018-2019 já são três safras que estão sendo acompanhadas e que demostram que os resultados têm melhorado com aproximadamente três sacas a mais sendo colhidas.
De acordo com Utermoehl a lavoura é dividida em parcelas com o plantio de diferentes variedades, sendo feita a rotação de cultura com milho. “O bom desempenho e aumento de produtividade demonstram a importância da cultura do milho na rotação. Nas áreas de rotação obtivemos quatro sacas a mais de soja. Embora as produtividades médias do município sejam boas, nas lavouras de alta produtividade conseguimos avançar ainda mais, passando de 67 para 87 sacas. Isso vai gerar mais renda para o produtor”, avalia.
O engenheiro agrônomo destaca que os resultados do trabalho são verificados a longo prazo e que são vários os fatores que interferem: a rotação de cultura, o manejo de fertilidade do solo, o cuidado e o monitoramento da lavoura para aplicação de fungicidas, inseticidas e defensivos agrícolas e o fazer bem feito.
O trabalho realizado na área experimental ocorre numa parceria formada pela prefeitura de Ipiranga do Sul, Emater, Olfar, Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Accias e profissionais do Fórum Norte Gaúcho da Soja que colaboram com as orientações técnicas.
Redação: Fonte Agência de Jornalismo
Fotos: Assessoria do Fórum Norte Gaúcho