Previsão do Tempo

Hoje

Educação Fiscal em debate na escola

12/08/2021

A Secretaria de Finanças em parceria com a Secretaria de Educação de Ipiranga do Sul promoveu no dia 12/08 um momento de formação para os estudantes do 8º Ano da Escola Municipal Dom João Becker. A palestra com o tema Educação Fiscal, foi proferida pelo secretário de Finanças Dinamar Rogério Folle e pelo assessor contábil Maurício Meneghel.

Cerca de 30 estudantes e professores, tiveram a oportunidade de debater sobre este importante tema para a sociedade. 
Para o secretário Folle o momento foi oportuno para auxiliar os estudantes a compreenderem a importância da arrecadação fiscal e o retorno dos impostos ao Município, ao Estado e à União. “Nossa ideia é trabalhar esses assuntos em sala de aula para que esses alunos, em sua construção de conhecimento, sejam os transmissores junto à sociedade. Trabalhamos forte a cidadania fiscal num processo de conscientização dos alunos para que eles disseminem este conhecimento para a comunidade em geral. Foi explanado sobre o que é a Educação Fiscal, Nota Fiscal Gaúcha e fortemente sobre os impostos nas três esferas: federal, estadual e municipal”, afirmou. 
Na oportunidade foi apresentado aos estudantes o Programa Nota Fiscal Gaúcha do Estado do RS que visa fomentar a cidadania fiscal, a concorrência leal e o aumento da arrecadação, por meio do estímulo à emissão de documentos fiscais pelas empresas e sua exigência por parte dos consumidores.
Por meio do Programa da Nota Fiscal Gaúcha os cidadãos acumulam pontos sempre que solicitarem a inclusão do número do seu CPF no documento fiscal no momento de suas compras em estabelecimentos participantes. Os pontos são convertidos em bilhetes que possibilitam a participação em sorteios mensais.

Redação: Fonte Agência de Jornalismo
Fotos: Divulgação