Semana da Água 2021: cuidar da água é preservar a vida!

04/10/2021

De 01 a 09 de outubro acontece a 28ª Semana Interamericana da Água e a 21ª Semana Estadual da Água/RS. Momento importante para pensar neste bem natural tão precioso e importante para a vida.
Em Ipiranga do Sul a água distribuída à população é de responsabilidade do Poder Público Municipal. São quinze poços subterrâneos que são inspecionados e monitorados constantemente e estão descritos junto ao Ministério da Saúde.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Ipiranga do Sul, Paulo Cesar Pavinato, a inspeção sanitária dos poços faz parte do trabalho de rotina para averiguar possíveis falhas de qualidade e potabilidade da água e posterior solução. O monitoramento e o trabalho constante acontece para manter a qualidade e a potabiidade da água distribuída à população. “O município disponibiliza de empresa contratada para realizar a desinfecção da água para garantir a qualidade, onde são realizadas coletas mensais para análises de padrões físico-químicos e organolépticos. Em contrapartida, através da vigilância sanitária, fiscaliza e monitora os trabalhos desta empresa semanalmente”, afirma.
Para maior controle, mensalmente, são enviadas amostras para o laboratório do estado e também, estão sendo feitas análises de padrões de agrotóxicos em poços do interior.
O governo municipal destaca a importância do trabalho realizado no município que por meio da vigilância sanitaria faz todo o controle da qualidade da água, garantindo a saúde da população e conclama a todos para ajudarem na preservação dos poços e mananciais.
Redação e fotos: Fonte Agência de Jornalismo