Saiba qual morcego transmite raiva e como se prevenir!
Sobre a raiva herbívora
A principal forma de transmissão da raiva para herbívoros se dá pela mordedura do morcego hematófago Desmodus rotundus. Alguns esconderijos habituais desses animais são troncos ocos de árvores, cavernas, fendas de rochas, furnas, túneis e casas abandonadas, entre outros.
A orientação aos produtores rurais é de que, ao localizarem novos refúgios de morcegos vampiros, não tentem capturá-los por conta própria e comuniquem imediatamente a localização destes refúgios à Inspetoria ou ao Escritório de Defesa Agropecuária do seu município.
A captura dos animais é realizada somente pelos Núcleos de Controle da Raiva do Estado, devidamente capacitados, vacinados contra a raiva. As equipes são acionadas pelas regionais da Secretaria da Agricultura sempre que houver laudo positivo para raiva em herbívoro ou se forem constatados altos índices de mordedura em animais de produção em determinada região.
Como saber se o morcego está com raiva?
Os que já estão com a raiva, apresentam um comportamento bem diferente do habitual, tais como: perseguir outros morcegos, se chocar contra pessoas, estruturas e/ou outros animais, têm seu voo prejudicado e podem ser encontrados em lugares pouco usuais, como no chão.
Prevenção
Tenha cuidado ao manipular animais com sinais suspeitos, como agressividade sem explicação, perda ou alteração de movimentos, mandíbula “solta” e alterações oculares, como estrabismo repentino.
Link informativo: https://www.agricultura.rs.gov.br/rs-teve-109-casos-de…
