As conferências são espaços de reunião entre governantes, pessoas da comunidade, trabalhadores e conselheiros de uma determinada política pública, como assistência social, educação, saúde, criança e adolescente, mulher, idosos, etc. Nesses espaços são discutidos sobre os rumos que aquela política pública deverá seguir, portanto, diz-se que são espaços de deliberação e avaliação.
É na conferência municipal de assistência social que você, usuário do Sistema Único de Assistência Social, profissionais do SUAS, gestores e entidades reúnem-se para avaliar de que forma a Assistência Social vem sendo ofertada no município, no Estado e no Brasil. A partir destas avaliações são deliberadas estratégias e sugestões para melhorar essa política pública.
Então, em resumo, Conferências de políticas públicas são para CONFERIR E DEFINIR NOVAS PRIORIDADES E ESTRATÉGIAS.
Em Ipiranga Do Sul será realizada uma pré-conferência, discutindo os temas propostos pelo Conselho Nacional de Assistência Social, os quais são divididos em eixos. O tema central neste ano é "Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público , para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".
Em outras palavras, o tema dessa Conferência tem o objetivo de reforçar a assistência social como Direito da população, excluindo vinculações equivocadas a benesse, caridade ou favor e Dever do Estado pois cabe ao poder público ofertar condições mínimas de dignidade para a sua população e financiar a política pública.
Para aprofundarmos nosso conhecimento sobre esse tema, se liga nos próximos posts pois vamos apresentá-los individualmente para conhecermos um pouco mais da nossa política pública de assistência social!
Fonte: CRAS Ipiranga do Sul