Acessibilidade:

Saúde de Ipiranga do Sul supera o mínimo de investimentos em 2023

𝑂𝑠 24,18% 𝑑𝑜 𝑜𝑟𝑐̧𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑖𝑛𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑎̀ 𝑆𝑎𝑢́𝑑𝑒 𝑢𝑙𝑡𝑟𝑎𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑚 𝑜 𝑚𝑖́𝑛𝑖𝑚𝑜 𝑑𝑒 15% 𝑒𝑥𝑖𝑔𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑟 𝑙𝑒𝑖.
 
O governo municipal de Ipiranga do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou os resultados obtidos no decorrer do ano de 2023, os quais foram favoráveis e superaram o mínimo dos 15% estabelecidos por lei. De acordo com o secretário da pasta, Cleimar Araldi, foram 24,18% do orçamento investidos e distribuídos nas diversas ações e programas voltados para a promoção da saúde e o bem-estar da população.
 
Em entrevista, o secretário destacou o comprometimento e dedicação da equipe evidenciados em todas as iniciativas realizadas e que serviram para alcançar êxito nas ações desenvolvidas.
 
Entre as ações importantes estão a participação na 9ª Conferência Nacional da Saúde em Brasília, que contou com debates sobre as políticas de saúde pública e a realização da Feira da Saúde para a Terceira Idade, evento destinado a promover a saúde e o bem-estar dos idosos.
 
Várias campanhas foram oportunizadas para os munícipes, entre elas: a Pró-Dentinho na Escola, visando a conscientização e cuidado com a saúde bucal das crianças; combate ao tabagismo para adolescentes como prevenção ao tabagismo entre os jovens; Setembro Amarelo para sensibilização e prevenção ao suicídio; Outubro Rosa, voltado à conscientização e prevenção do câncer de mama; Novembro Azul destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
 
Na assistência farmacêutica foram 15.136 atendimentos realizados. No Programa Farmácia Cuidar + um investimento significativo foi feito na infraestrutura e equipamentos da farmácia do município, visando garantir um melhor atendimento aos cidadãos. Foram 550 atendimentos na Farmácia de Medicamentos Especiais (FME), um importante programa para os munícipes. Também, uma iniciativa para facilitar o gerenciamento e a utilização correta dos medicamentos foi a distribuição da Caixa Organizadora de Medicamentos, especialmente para pacientes com múltiplos tratamentos.
 
Conforme o secretário Araldi, o município participou ativamente no Programa Rede Bem Cuidar/RS focado na melhoria dos serviços de Atenção Primária à Saúde, com especial atenção à saúde dos idosos. Diversas atividades foram realizadas, incluindo avaliações multidimensionais, palestras e rodas de conversa, visando promover um envelhecimento saudável e melhorar a qualidade de vida dos idosos. Como reconhecimento o município recebeu do Governo do Estado do RS o Selo Ouro de UBS Amiga do Idoso.
 
Na Atenção Básica, a Unidade Básica de Saúde (UBS) desempenhou um papel fundamental como porta de entrada do SUS, oferecendo uma ampla gama de serviços de saúde para a comunidade. O número de consultas e procedimentos realizados aumentou ao longo dos anos, refletindo o compromisso da equipe em atender às necessidades da população.
 
Foram 15.321 consultas realizadas, sendo 10.811 em Ginecologia, Obstetrícia, Clínico Geral e 4.510 em Nutrição, Odontologia, Psicologia e Fonoaudiologia. Cerca de 351 atendimentos e procedimentos realizados em coletas de exames preventivo do colo do útero, eletrocardiograma e visitas domiciliares.
 
Entre os principais convênios e contratos com hospitais, laboratórios da região, exames e consultas especializadas os investimentos foram de R$ 1.789.977,43.
 
Na vigilância epidemiológica e ambiental um papel crucial na detecção e prevenção de doenças, além da aplicação de vacinas e testes rápidos. Também na realização de campanhas e fiscalização para fortalecer o compromisso com a segurança sanitária.
 
Diversos meios de transporte foram disponibilizados para garantir o deslocamento adequado de pacientes para consultas e tratamentos, demonstrando o cuidado com o acesso aos serviços de saúde, sendo 806 viagens realizadas e 2.866 pacientes transportados.
 
Para o secretário de Saúde Cleimar Araldi o município celebra os avanços alcançados em prol da saúde da população e renova seu compromisso na continuidade do trabalho de toda equipe, visando o bem-estar de todos os cidadãos ipiranguenses.

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: