Acessibilidade:

Superação e avanços marcaram as ações na Educação

Em entrevista concedida ao programa institucional de rádio da Prefeitura de Ipiranga do Sul o secretário de Educação, Dejair Pasa, destacou as principais ações realizadas no ano de 2021. Um ano que ficou marcado por superação e avanços, a partir dos novos desafios que tiveram que ser enfrentados em função da pandemia.

Destacou que o ano letivo iniciou de forma presencial com a preocupação de manter na escola os protocolos sanitários, a fim de preservar a saúde dos estudantes, professores e funcionários. Com a crescente da pandemia, o ensino presencial precisou ser cancelado e por dois meses aconteceu de modo virtual, no formato online, com os professores realizando as atividades diariamente da escola em conexão com os estudantes nas suas casas. “Foi um desafio reforçar a rede de internet de toda a escola para que as aulas pudessem acontecer a contento de todos. Em geral os alunos tinham um bom acesso e por isso o ensino seguiu em sua normalidade, embora de um modo diferente”, afirmou Pasa.

Passado o período crítico as aulas voltaram a normalidade, presencialmente, na Escola Dom João Becker, sendo tomadas todas as medidas sanitárias cabíveis. Vários investimentos foram realizados na escola, entre eles: aquisição de novos brinquedos; adequação das salas da Educação Infantil com lavabos e a reforma de espaço físico para instalação do laboratório de informática que estará em funcionamento neste ano.

Conforme o secretário “houve a preocupação de manter um diálogo permanente e democrático com a Associação dos Professores. Além disso, foram realizados momentos de formações para os professores com todas as ferramentas que o Google oferece para a educação e, também, a formação com a nutricionista para os profissionais da cozinha”, destacou.

Eventos

Várias atividades marcaram datas comemorativas da escola, como a Festa da Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais (Lives com homenagens dos alunos) dia do estudante, dia do gaúcho e as formaturas presencial do pré e nono ano. Também, o envolvimento da escola no lançamento da 4ª edição da revista científica do município.

 

Rede

Em relação aos diferentes níveis de ensino, o governo municipal procurou formar um sistema de ensino no município criando uma aliança com a escola estadual em todos os sentidos de colaboração. Com isso foi solicitado, junto ao governo estadual, recursos para a pintura e manutenção dos prédios da escola estadual, aquisição de materiais e para os esportes.

 

Turismo

Visando incentivar o turismo religioso no município a Secretaria de Educação esteve envolvida na solicitação de recursos junto ao governo do Estado. Com isso o município foi contemplado no Programa Pavimenta com recurso para pavimentação no entorno do Santuário de Nossa Senhora da Salete. Também na capital foi feita a solicitação de acervo para exposição em homenagem aos combatentes da 2ª Guerra Mundial.

 

Redação e foto: Fonte Agência de Jornalismo

 

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: