As agentes comunitárias de saúde e de endemias de Ipiranga do Sul estão participando, em Erechim, de um curso sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), promovido pela Escola de Formação da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim.
O curso, que ocorre entre os meses de setembro e outubro, tem como objetivo promover o debate e a qualificação profissional sobre as PICS, alinhadas à proposta de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os temas abordados estão autoconhecimento, bioenergias, meditação, alimentação saudável, bem-estar, meio ambiente e saúde, além dos fundamentos das terapias naturais. As atividades incluem vivências práticas e discussões sobre as técnicas utilizadas, bem como os desafios atuais para a implementação dessas práticas no SUS.
A conclusão do curso está prevista para o final de outubro, com um encontro que contará com a presença dos gestores dos municípios participantes.