Caminhada Cívica reúne comunidade de Ipiranga do Sul em celebração à Independência do Brasil

Na tarde de sábado (06), a Avenida do Comércio, em Ipiranga do Sul, foi palco da Caminhada Cívica em homenagem ao 7 de Setembro, data que marca a Independência do Brasil. O evento reuniu autoridades, escolas, entidades e a comunidade em geral, em um momento de celebração ao civismo, à cidadania e à valorização da história nacional e local.


Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito Marco Antonio Sana, acompanhado da primeira-dama Nalva Scolari; a vice-prefeita Luciana Folle e seu esposo Odecir Sandri; o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Cesar Pavinato, acompanhado de sua esposa Flavia Bini; além da secretária de Educação e Cultura, Tatieli Rodighiero Hahn. As soberanas do município e a corte da terceira idade também participaram da programação, representando com elegância o espírito da celebração.


Diversas entidades locais participaram do desfile, com destaque para as escolas do município, os projetos sociais apoiados pelo governo municipal, a Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros de Getúlio Vargas, representantes das entidades tradicionalistas, o Colégio Tiradentes de Passo Fundo e a Banda Marcial de Soledade. Um dos momentos mais aguardados foi a apresentação da Banda Furiosa, formada por ex-alunos do município, que trouxe emoção e orgulho à população.


Também marcaram presença o Grupo de Escoteiros Bororós e o Automóvel Clube de Estação, que contribuíram para enriquecer ainda mais a diversidade da programação. O desfile contou com várias apresentações culturais, demonstrando o talento e o envolvimento da comunidade com as comemorações cívicas.


Em seu pronunciamento, o prefeito Marco Antonio Sana destacou o valor do civismo e da independência do Brasil. “Foi uma tarde especial para Ipiranga do Sul, onde o povo participou. Só temos a agradecer pela valorização ao nosso país, nosso estado e nosso município”, afirmou o prefeito.


A vice-prefeita Luciana Folle reforçou a importância do resgate do patriotismo e da cidadania. “Foi um momento preparado com muito carinho, de resgate da importância do amor à pátria”, declarou.


O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Cesar Pavinato, também fez uso da palavra, enfatizando não apenas a independência do Brasil, mas também a emancipação do município. Ele ressaltou os valores de liberdade, cidadania e democracia, agradecendo as pessoas que se dedicaram na preparação do ato cívico.


A secretária de Educação e Cultura, Tatieli Rodighiero Hahn, agradeceu a todas as equipes envolvidas na organização, destacando o empenho coletivo que tornou possível a realização do evento.


Encerrando a programação, o grupo de cavaleiros conduziu a Chama Crioula, marcando oficialmente o início das comemorações farroupilhas no município, dando sequência ao espírito cívico e tradicionalista de Ipiranga do Sul.


A Caminhada Cívica foi um verdadeiro exemplo de união, patriotismo e orgulho, mostrando que o espírito de independência continua vivo no coração dos ipiranguenses.

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: