Assistência Social de Ipiranga do Sul oferece diversos programas para apoiar a comunidade

O governo municipal de Ipiranga do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social, disponibiliza uma série de programas e projetos para atender a população. A secretária, Lisandrea de Toledo, que assume a pasta na gestão 2025-2028, destacou, em entrevista, o trabalho desenvolvido pela secretaria e pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).


A secretaria conta com uma equipe técnica composta por assistente social, psicóloga, pedagoga e uma equipe de apoio, oferecendo serviços de orientação sobre direitos e benefícios sociais, visitas domiciliares e encaminhamentos para políticas públicas municipais.


De acordo com Lisandrea, o principal objetivo da Secretaria é garantir a proteção social dos cidadãos, oferecendo apoio a indivíduos e famílias em momentos de vulnerabilidade. Para isso, são oferecidos diversos programas de convivência e fortalecimento de vínculos, como o apoio a Pessoas com Deficiência (PCDs), o Programa de Atendimento Integral às Famílias (Paif), além de ações de combate à violência contra crianças, adolescentes e mulheres vítimas.


Também, promove ações comunitárias como o Dia da Mulher e grupos de convivência, como o grupo dos idosos, o Grupo Viver e Amar. Junto à Assistência Social do município está o Gabinete da Primeira-dama, que acompanha as ações realizadas pela secretaria.


Ainda, são desenvolvidos cursos de capacitação em parceria com entidades como o Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Senar e Emater/RS-Ascar.


Entre as ações previstas para 2025, Lisandrea anunciou o início de atividades voltadas para PCDs, Paif e o retorno do Grupo “Viver e Amar”. “Várias novidades estão sendo preparadas para os grupos, incluindo atividades recreativas para a terceira idade e para os grupos de fortalecimento de vínculos”, pontuou.

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: