Ipiranga do Sul avança na Saúde com novos programas e reformas

Entre as principais bandeiras da administração municipal de Ipiranga do Sul, gestão 2025-2028, governo Marco e Lu, a Saúde se apresenta como prioridade. Em entrevista, o novo secretário de Saúde, Eleandro Binotto, apresentou os desafios e programas a serem desenvolvido em 2025.

Binotto destacou a continuidade de um trabalho já estabelecido e os novos investimentos para ampliar a qualidade no atendimento à população. Com uma estrutura sólida de atendimento, o município conta atualmente com três médicos no quadro de profissionais, além de convênios com hospitais da região e uma equipe de profissionais das especialidades, entre elas, dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos entre outros.

Várias ações e novos investimentos estão sendo programados visando garantir uma saúde de excelência aos munícipes.

Novo programa: Primeira Infância Melhor (PIM)
Entre as principais novidades, o secretário anunciou que será lançado o programa Primeira Infância Melhor (PIM). “Com esse programa faremos um atendimento diferenciado às gestantes e crianças de 0 a 6 anos. É um programa do governo, onde uma pessoa vai ser capacitada para realizar um acompanhamento de perto das crianças, favorecendo o atendimento em saúde”, destacou.

Reformas e modernização na infraestrutura de Saúde
Está em fase de finalização as obras que vão abrigar o novo Complexo de Saúde do município. A previsão é de que em breve seja inaugurado e entregue à comunidade. “A unificação de serviços permitirá um atendimento mais ágil e eficiente, com a possibilidade de ampliação de horários de funcionamento, para melhor atender à demanda da população”, pontuou Binotto.

Transporte de pacientes: novas regras para melhor eficiência
O município realiza o deslocamento dos pacientes até outras cidades para exames e tratamentos que não podem ser realizados localmente. No entanto, o secretário informou que não será mais feito o transporte de pacientes até a UBS, ou seja, ir buscar em casa, a menos que sejam casos de urgência, ou para pessoas com deficiência e crianças de até um ano de idade, com um acompanhante. O objetivo é garantir que os motoristas do município estejam disponíveis para os casos de emergência, a fim de deslocar pacientes a outros municípios com maior brevidade.

Distribuição de medicamentos
Novas regras para a distribuição de medicamentos essenciais serão implementadas. A Farmácia Básica oferece cerca de 180 medicamentos para atender à população. Os medicamentos que não estão disponíveis são adquiridos e fornecidos através de farmácias conveniadas. A reorganização do sistema possibilitará a distribuição mais eficiente, para atender às necessidades da população de forma mais prática.

Desafios
Ainda, o secretário destacou que entre os principais desafios está a agilidade no atendimento do SUS para os casos mais complexos que dependem de agendamento no Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon) do estado, com muito tempo de espera dos pacientes para os casos de cirurgias ou exames mais complexos.

Ao finalizar, o secretário agradeceu a confiança depositada pela administração municipal, também a toda equipe dos profissionais de saúde e deixou à disposição o telefone de plantão para urgências e emergências (54) 9 9251 8351.

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: