Secretaria da Agricultura de Ipiranga do Sul reforça apoio aos produtores e projeta novas iniciativas para 2025

O município de Ipiranga do Sul se destaca na agricultura e, por isso, recebeu o título de “berço do plantio direto”, por ser pioneiro nesta técnica de cultivo. Em função da vocação agrícola, o fortalecimento desse setor é prioridade para o governo municipal, gestão 2025-2028.

Em entrevista, o secretário da Agricultura de Ipiranga do Sul, Erlon Amauri Baruffi, destaca os avanços e desafios da pasta. Recém-empossado novamente no cargo, ele enfatizou a continuidade dos programas já existentes e anunciou novidades para os produtores do município.

Segundo Baruffi, a agricultura é um setor essencial para a economia local e exige uma atenção contínua. Ele agradeceu ao prefeito Marco e à vice-prefeita Luciana Folle pela confiança e reforçou o compromisso com os agricultores. “Seguimos dando sequência a iniciativas como a silagem do milho, que tem sido fundamental para os produtores de leite”, afirmou.

A prefeitura disponibiliza um trator com ensiladeira frontal e um carroção para transporte para auxiliar os agricultores. O secretário destacou que a safra de milho atual é uma das melhores dos últimos anos, permitindo um aumento significativo na produção de silagem. “Os produtores estão conseguindo dobrar a produção em comparação aos anos anteriores”, disse.

Entre os programas em andamento, Baruffi citou:

• Solo Fértil: Coleta e análise de solo para otimizar o uso de insumos e aumentar a produtividade.
• Auxílio Silagem: Apoio financeiro para produtores que utilizam serviços terceirizados de silagem.
• Agroinfra: Reembolso de até R$ 250,00 para até cinco horas de uso de máquinas terceirizadas, como escavadeiras hidráulicas, para construção de açudes e valas.
• Máquina Certa: Benefício para produtores com até 10,5 hectares, garantindo apoio na etapa de plantio e colheita por meio de reembolso de serviços contratados.

Além dos programas, a Secretaria da Agricultura também promove eventos técnicos e capacitações em parceria com a Emater/RS-Ascar, o Sindicato Rural de Getúlio Vargas e o Senar. Entre as iniciativas estão o Fórum Norte Gaúcho da Soja, a Abertura da Colheita da Soja e o incentivo à produção de vinho e cursos profissionalizantes.

“Nosso objetivo é fortalecer o setor agropecuário e garantir que os produtores tenham o suporte necessário para seguir produzindo com qualidade e rentabilidade”, concluiu Baruffi.

Ainda, manifestou a preocupação com a seca que atinge o estado e que os levantamentos estão sendo feitos pela Emater/RS-Ascar para analisar a estimativa das perdas e, com isso, ter a possibilidade do município emitir decreto.

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: